AMBB - Associação de Moradores do Bairro do Batel participa da 11ª Conferência Estadual de Saúde que viabilizou a participação popular dentro do SUS
Com um público de aproximadamente 1,3 mil pessoas, a 11ª Conferência Estadual de Saúde reuniu delegados e observadores de todo o Paraná para discutir e viabilizar a participação popular para o controle social dentro do Sistema Único de Saúde, o SUS. Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para os Paranaenses” o evento aconteceu entre os dias 18 e 20 de agosto, na EXPOUnimed e proporcionou grupos de trabalho, oficinas e mesas de debates, funcionando como um espaço aberto para a discussão das necessidades da população paranaense.
As discussões da 11ª Conferência foram feitas de acordo com os 4 eixos temáticos pré-definidos: "Consolidação das Redes de Atenção à Saúde no Paraná"; "Fortalecimento do Controle Social na Saúde"; "Participação do Cidadão na Promoção da sua Saúde" e "Financiamento, Democratização e Qualidade da Gestão Pública em Saúde", divididos em 12 grupos de trabalho e oficinas diversas, que ajudaram os delegados e observados nas seleção e ajuste das propostas oriundas das Conferências Municipais de Saúde.
Com três dias intensos de discussões e debates, foram aprovadas mais de 450 propostas, que servirão de base para os gestores na elaboração do Plano Estadual de Saúde 2016 – 2019. De acordo com a coordenadora da comissão organizadora do evento, Cleide de Oliveira, “A avaliação é extremamente positiva e podemos dizer que a conferência foi um sucesso. Conseguimos tirar inúmeras propostas que, ao serem aplicadas, terão impacto direto na qualidade do atendimento ofertado à população”, afirmou.
Além das propostas, foram selecionados também 140 delegados para representar o Estado do Paraná, que levarão todas as deliberações estaduais à 15ª Conferência Nacional, que acontece de 1° a 4 de dezembro deste ano, em Brasília. Todo o resultado dos trabalhos será apresentado no Relatório Final da Conferência, a previsão é que o documento seja finalizado e publicado até o fim de outubro.
A AMBB foi representada por nossa Associada "Jane de Budin", Psicologa do Município e conselheira Municipal de Saúde pela AMBB que muito contribui no eixo Orçamento em Saúde, Financiamento Tripartite na Logica e Controle Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário