quinta-feira, 18 de abril de 2013

Antonina fara parte do 1° de maio Solidário da Força Sindical do Paraná


O 1º de Maio Solidário da Força Sindical do Paraná celebra neste ano os 70 anos da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. O tema da 12ª edição do maior evento de trabalhadores do estado é “garantir direitos e avançar nas conquistas”. A CLT foi criada através do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil. Seu objetivo principal é regular as relações individuais e coletivas de trabalho, nela previstas. “Foi uma conquista muito importante para os trabalhadores na época e que perdura até hoje. Nada mais justo então do que trazermos este tema para o nosso 1º de Maio Solidário”, avalia o presidente da Força PR, Sérgio Butka.
Celebrando a CLT no Dia do Trabalhador, o 1º de Maio da Força terá também o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as principais bandeiras de luta da classe trabalhadora. Entre elas, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário, 10% do PIB para a educação, ratificação da Convenção 158 de OIT que proíbe as demissões imotivadas.
Evento volta à Curitiba
Após um ano de ausência, o 1º de Maio da Força PR volta ser realizado em Curitiba. O local é o mesmo que abrigou o evento de 2007 a 2011: a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu. Ano passado, o 1º de Maio ocorreu em São José dos Pinhais, no parque municipal.
Segundo o presidente da Força PR, Sérgio Butka, a mudança se deve a uma questão logística. “Com as obras que estão sendo realizadas na Avenida das Torres, o fluxo de veículo até o Parque de São José dos Pinhais, local do evento no ano passado, fica muito complicado. Por isso, optamos pela volta à capital”, explica o líder sindical. O evento será transmitido ao vivo pela TV Educativa eParaná a partir das 12h.
Atrações
Além de um dia de reflexão sobre as lutas da classe trabalhadora, o 1º de Maio da Força vai trazer um dia inteiro de atrações para quem for ao Centro Cívico. Serão diversos shows musicais, entre eles com a dupla João Bosco e Vinícius, a tradicional missa do trabalhador celebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti, sorteio de prêmios e diversas ações gratuitas de cidadania.
Evento ganha o estado
Consolidado como o maior evento de trabalhadores do estado, o 1º de Maio da Força está se expandindo cada vez mais. Esse ano, além de Curitiba, o evento será realizado simultaneamente em várias cidades paranaenses como Antonina, Cascavel, Colombo, Campo Largo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaraqueçaba, Irati, Lapa, Londrina, Maringá, Matinhos, Rio Azul, Ponta Grossa, Morretes, Pontal do Paraná e Pato Branco. Os trabalhadores desses municípios também poderão participar do sorteio dos prêmios do evento de Curitiba, além de terem uma premiação local específica.
Sorteio de prêmios

O 1º de Maio da Força terá um show de prêmios. Serão sorteados 5 automóveis 0 km, 10 motos 125 cilindradas, 10 televisores, 10 refrigeradores e 10 computadores. Para concorrer é simples. Cada quilo de alimento não perecível (exceto sal) vale um cupom. As urnas para depositar os cupons estarão espalhadas pelo local do evento. As trocas devem ser feitas até 15h30.
Programação 1º de Maio Solidário – Curitiba
12h – Missa e show com Padre Reginaldo Manzotti
14h30 – Abertura oficial com autoridades e lideranças sindicais
15h – Início do sorteio dos prêmios e shows musicais
Aguardem Programação em Antonina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário