quarta-feira, 2 de maio de 2012

De utilidade pública...

         Embora a notícia venha por portas e travessas, fala-se à boca pequena que o prédio onde a AMBB vem se reunindo nesses últimos três anos, por cessão do Grupo AA de Antonina,  será demolido para que uma rua seja aberta. Uma rua do conjunto habitacional para cinquenta famílias desabrigadas pelas chuvas de março de 2011. Uma rua que é bem provável que tenha sido traçada no plano inicial da construção do citado conjunto habitacional. Precisamos averiguar.

       Em 2010 o atual prefeito havia prometido aos associados da AMBB que faria uma praça de lazer, esporte e cultura no terreno do campo do Batel, ou campo dos cavalos. Ninguém podia prever o desastre ambiental que se abateu sobre a cidade e todos nós entendemos a reviravolta que levou essas promessas embora. Também naquele dia o prefeito nos fez acreditar que o espaço continuaria disponível para que o AA e a AMBB o usassem em prol da comunidade. Mas parece que uma rua é mais importante que isso, no momento. Serão construídas três ruas, segundo as tais informações não oficiais, de tal forma que uma vem a passar exatamente em cima do prédio construído. Como ninguém da prefeitura nos procurou para informar dessas decisões, estamos especulando, e resolvemos não acreditar que seja verdade. Afinal, não nos parece  que a prefeitura vá fazer de novo: tomar decisões sem prévia consulta aos interessados. Você já imaginou, morador, se um dia está trabalhando e volta para casa, para encontrar os tratores da prefeitura dispostos a demolir sua casa? É claro que isso não vai acontecer, não é verdade?

        O local é estratégico, tem ótima visibilidade, ficará ao lado das novas casas, em frente a uma igreja, a meio caminho do hospital, perto das escolas. Na rua de maior circulação de pessoas e veículos. À mão. Uma associação de bairro num lugar assim acaba se tornando um importante instrumento de mobilização popular. Um prefeito que quer ter administração participativa, contar com a ajuda da população para as decisões importantes do bairro, certamente apoiará a associação e não criará obstáculos para que ela funcione. Não é mesmo? Ou estamos novamente especulando?

           Com a palavra, a prefeitura.

(imagens copiadas do Blog Juventude PT Antonina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário