Correm boatos sobre o fechamento, pela igreja católica, do espaço da Igreja São Benedito destinado ao velório, o único espaço para esse fim em atividade na cidade.
Todos sabem que existe uma capela construída para essa finalidade no cemitério do Batel. Essa capela foi usada uma ou duas vezes e depois transformada pela prefeitura em depósito de material de construção.
Desde a sua fundação em 14 de março de 2009, a AMBB vem lutando para que a capela seja aberta para o seu devido uso. Nosso primeiro ofício nesse sentido foi o de nº 10, de 4 de maio de 2009. O mesmo ofício foi enviado à vereadora Margarete, que procedeu ao requerimento 038 de 2010 ao presidente da Câmara e aos vereadores daquela casa. Depois disso, fizemos o ofício 34/2009 e ofício 001/2010, solicitando resposta da prefeitura. Fizemos ainda o ofício 025/2011, que relata irregularidades no cemitério e solicita, mais uma vez a reabertura da capela, depois de sua devida limpeza e restauração.
A prefeitura respondeu a ofício 010/2009 em 23 de setembro de 2009, dizendo que utilizava a capela mortuária para guardar o material da reforma do cemitério e afirmava que ela passaria também por restauração. Depois disso, não tivemos mais respostas e tampouco ação da prefeitura para esse fim.
Decorrido tanto tempo, procuramos o Ministério Público, a fim de obter as respostas a essas e outras reivindicações, pelo ofício 33/2011, invocando o artigo 5º, inciso XXXIII da Constituição Federal.
Pois bem, toda essa postagem tem a finalidade de informar à comunidade do Batel e aos demais cidadãos que a nossa AMBB tem lutado para que esse espaço público seja reaberto. Sabemos que muitas famílias que não tem condições de pagar o velório da igreja São Benedito, usam suas casas para a despedida. Como as vias oficiais (prefeitura e ministério público) não deram resultado, colocamos essa matéria no nosso blog, para conhecimento da população e de outras pessoas, que nos tem colocado nos meios de comunicação da cidade como aposentados que não se preocupam com os outros. Certamente, a instituição que vai fechar o espaço da capela São Benedito deverá propor alguma medida alternativa para os velórios da cidade. Achamos que a única sensata seria usar o que já foi construído, e isso é obrigação da prefeitura e não deverá ser usado como propaganda eleitoreira nem da igreja católica nem de candidatos a qualquer cargo nas próximas eleições.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSabemos e cumprimos nossos compromissos pagando os impostos. Gostaríamos e esperamos como nos é de direito que os mesmos fossem revertidos com benfeitorias no Municipio.Infelizmente esta atitude deixa a desejar por nossos governantes, como a Capela Mortuaria do Cemiterio São Manoel.São projetos sem qualificação e sem a minima condição de uso. Alias todo o Cemiteriosta sem condição de uso!! Nosso dinheiro jogado no lixo!!!
ResponderExcluirPrecisamos lembrar que estes governantes passam (4 anos)e nos moradores continuamos aqui!!Na espera de novos governantes que nos respeitem e respeitem as leis do Municipio.